25 anos de confiança na AIBILI são “um desafio” para o futuro

Posted by
Spread the love

AIBILI 25 ANOS LC  (1)

“O desafio é continuar e fazer melhor”, resumiu ontem José Cunha-Vaz, no final da cerimónia comemorativa dos 25 anos da Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI).

Para o presidente do conselho de administração da AIBILI, hoje “a preocupação é com o futuro, e com base no que se conseguiu até agora planear como se deve prosseguir”. São “25 anos de confiança desenvolvida com diversas instituições, a nível nacional e internacional”, sublinhou o médico.

Criada em Coimbra há 25 anos, a AIBILI percorreu, neste período de tempo, um caminho que a levou a liderar a investigação europeia em oftalmologia. Como destacou ontem José Cunha-Vaz, na cerimónia, a AIBILI seguiu “um processo progressivo de internacionalização” e hoje “80% da sua atividade é realizada com o estrangeiro”. Desta atividade, 42% foram, em 2013, prestações de serviços na área da coordenação de ensaios clínicos, número que aumentará no final deste ano. Um trabalho que levou a AIBILI a ser a instituição coordenadora da Rede Europeia de Investigação Clínica na área da Oftalmologia – EVICR, que se tornou a segunda rede de investigação mais estabelecida na Europa, a seguir à de oncologia, que é muito mais antiga.

Percurso de sucesso
Um sucesso que José Cunha-Vaz quis partilhar com a “família” – os investigadores da AIBILI – e os “amigos” – as entidades que têm apoiado a instituição, algumas das quais deixaram ontem os seus testemunhos na sessão.
Como aconteceu com Luís Portela, da Bial, que se congratulou com o facto de, em Portugal, investigação e indústria contarem com esta instituição, “importante para a saúde e para o país”. Luís Portela, também presidente da Health Cluster Portugal, destacou que a parceria da Bial com a AIBILI “tem sido fundamental no desenvolvimento de novos medicamentos”.
Também Cristina Campos, presidente do Grupo Novartis -Portugal, realçou que o trabalho da indústria farmacêutica, “cuidar e curar, só é possível em parceria com instituições como a AIBILI”.
Rui Vallêra, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), um dos patrocinadores da AIBILI, admitiu que “os números ilustram a atividade relevante, em quantidade e qualidade, da AIBILI.
Também Leonor Beleza, pela Fundação Champalimaud, frisou “o papel importante” da instituição na rede de investigação clínica em oftalmologia C-TRACERs, que inclui ainda centros da Índia e do Brasil.
| Dora Loureiro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.