Pombal inaugura sistema de abastecimento de água de 18,9 milhões

Posted by
Spread the love

pombal

O sistema integrado de abastecimento de água da Mata do Urso a todo o concelho de Pombal, investimento de 18,9 milhões de euros, é inaugurado na sexta-feira, permitindo a desativação de 30 furos de captação, anunciou a câmara.

“A entrada em funcionamento deste sistema permitirá a desativação de três dezenas de pontos de captação dispersos por todo o concelho, o que se traduz numa considerável redução dos custos de exploração, manutenção e conservação associados à função água, que passará a ter uma única origem, na Mata do Urso”, informa uma nota de imprensa do município.

Segundo a autarquia, o investimento, financiado em 13,7 milhões de euros pelo Fundo de Coesão, “passa a centralizar toda a captação de água de abastecimento a partir de quatro furos, uma nova estação de tratamento de águas e novos reservatórios” e o concelho fica com “capacidade de autonomia de 48 horas nos seus reservatórios”.

“Esta obra contempla a construção de uma conduta adutora de 600 milímetros de diâmetro, com uma extensão total de 20 quilómetros e uma capacidade de transporte de 1.200 metros cúbicos/hora, em condições ideais, e que permitirá distribuir por todo o concelho de Pombal a água captada, recorrendo a tubagens já existentes, construídas ou reconstruídas”, refere o município, presidido por Diogo Mateus.

Ainda segundo a nota de imprensa, o sistema inclui “uma estação de tratamento de água, construída na Mata do Urso, que tem uma capacidade de caudais de 1.050 metros cúbicos por hora e onde será tratada toda a água captada nos quatro furos, com uma capacidade produtiva unitária a variar entre 75 e 100 litros por segundo, sendo depois elevada para os reservatórios de distribuição”.

“A capacidade de armazenamento foi também reforçada neste conjunto de intervenções, atingindo os 8.400 metros cúbicos de armazenamento em toda a rede com a construção de novos reservatórios e estações elevatórias”, adianta a câmara.

A autarquia acrescenta que a obra “dispõe de um sistema de telegestão, um conjunto de equipamentos necessários a garantir a comunicação de um vasto conjunto de informação entre as várias componentes do sistema global (cerca de 60 instalações) e o centro de comando, instalado no município, permitindo a gestão centralizada”..

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.