Museu de Conímbriga participa em colóquio sobre mosaicos nos Estados Unidos

Posted by

conimbriga

O Museu de Conímbriga vai representar Portugal num colóquio internacional sobre mosaicos da antiguidade grego-romana, que reunirá especialistas de vários países, nos Estados Unidos, entre quinta-feira e sábado.

Caberá ao arqueólogo Miguel Pessoa, conservador do Museu de Conímbriga e membro da Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação do Mosaico Antigo (APECMA), apresentar uma comunicação em torno do estudo recente de um mosaico pavimentar de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova.

Promovida pela secção norte-americana da AIEMA, esta reunião de três dias vai decorrer no Getty Conservation Institute, em Malibu, Santa Mónica, nos arredores de Los Angeles.

Miguel Pessoa apresentará uma comunicação intitulada “Mosaico de Conímbriga (Condeixa-a-Velha, Portugal) com imitação de mármore, descoberto entre 1938 e 1941, no tempo do professor Vergílio Correia (1888-1944)”.

“O mosaico com imitação de mármore de Conímbriga (…) é um testemunho que nos remete para correntes estilísticas de vários períodos da época romana, sendo que a representação da rocha ornamental de rudistas, nele assinalado, nos evoca períodos geológicos remotos da História da Terra”, segundo uma nota de Miguel Pessoa.

Os rudistas, cujos fósseis estão presentes na pedra lioz, por exemplo, são moluscos marinhos extintos que existiram entre o Jurássico superior e o final do Cretácico da era Mesozóica.

Naquele mosaico, “os procedimentos do mosaicista, ao escolher motivos geométricos mais elaborados e ao mimetizar um tipo de rocha ornamental com ‘assinatura fóssil’, revelam contactos, influências e recursos técnicos que só uma escola de artes pode proporcionar”, salienta o conservador do Museu de Conímbriga.

No encontro internacional de Los Angeles, serão apresentados casos de estudo, intervenções de conservação e de valorização de mosaicos greco-romanos, refletindo trabalhos em curso na Grã-Bretanha, Síria, Turquia, Israel, França, Itália, Macedónia, Espanha e Portugal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.