Localidade da Lousã cria movimento para voltar a ser freguesia

Posted by
Spread the love

VIlarinho

O recém-criado Movimento Cívico Refutar vai promover um abaixo-assinado pela restauração da extinta freguesia de Vilarinho, no concelho da Lousã, disse hoje o promotor da iniciativa.

Em declarações à agência Lusa, Joaquim Seco, que presidiu à Junta de Freguesia de Vilarinho, em representação do PS, até às eleições autárquicas de 2013, afirmou-se “muito empenhado” no processo, “doa a quem doer”.

A criação do movimento visa “dar voz, força e ação ao drama que a extinta freguesia de Vilarinho vive, pois nada ficou igual ao que era dantes, apontando-se, apenas como exemplo, as perdas de proximidade, relacionamento, valores e representatividade”, segundo uma nota hoje divulgada.

Na sequência da reforma administrativa realizada pelo atual Governo, as freguesias da Lousã e Vilarinho deram origem, há um ano, à União das Freguesias, agora liderada pelo socialista António Marçal, que já presidia à junta da sede do concelho.

Inconformado com a fusão, Joaquim Seco, que integra atualmente a Assembleia Municipal da Lousã, levou o assunto à última reunião deste órgão autárquico, na terça-feira.

“Mas, afinal, o que ganharam os vilarinhenses com esta junção autárquica das duas maiores freguesias do concelho?”, perguntou, na presença das diferentes bancadas (PS, PSD, BE e CDU) e do presidente da Câmara Municipal, o socialista Luís Antunes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.