Faleceu o ex-reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Rebelo

Posted by

Fernando rebelo

Faleceu hoje, quinta-feira, com 71 anos, o ex-reitor da Universidade de Coimbra (UC), Fernando Rebelo, que exerceu funções entre 1998 e 2002. Antes havia sido vice-reitor durante uma década, acompanhando Rui Alarcão.

Doente há algum tempo, foi submetido a uma intervenção cirúrgica em setembro passado mas, mesmo assim, não resistiu ao evoluir da doença, estando nos últimos dias internado nos cuidados intensivos.

Doutorado em Geografia Física, era professor catedrático do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. Ao longo de mais de quatro décadas de carreira universitária, desenvolveu trabalhos na área da Geografia Física, com particular incidência em Geomorfologia. Nos últimos 20 anos dedicara-se também a estudos de Riscos Naturais e de História da Geografia. Foi colaborador do DIÁRIO AS BEIRAS, fazendo publicar artigos científicos e reflexões da vida universitária.

O também ex-reitor da UC, Seabra Santos, que fez parte da sua equipa reitoral durante quatro anos, lamenta a sua morte e desabafa que “foi um reitor mal compreendido pelos estudantes”, o que acabaria por conduzir ao seu pedido de resignação, recordando, todavia, um “grande académico, muito querido pelos alunos das suas cadeiras”.

5 Comments

  1. Geógrafo says:

    Apesar da notícia conter alguns erros…foi sem dúvida um grande tutor e pedagogo, um autêntico prazer assistir às suas aulas e às suas histórias, fruto da sua preenchida carreira. Pena os seus colegas mais novos pouco terem aprendido com ele e estarem a conduzir a faculdade e o curso para a miséria em que se encontra…

  2. Carlos Jesus Gil says:

    Um enorme geógrafo com, para além do conhecimento, o dom de comunicador. As minhas condolências!

  3. Castanheira Barros says:

    Fernando Rebelo, meu Estimado e Bom Amigo, além de ter sido um académico de excelência foi um dos principais lutadores contra a co-incineração de resíduos perigosos .
    Foi ele que, em 2001, me despertou para esse grave problema ambiental e de saúde pública quando no seu gabinete de Reitor me mostrou a imagem de um anjo que tinha perdido a asa esquerda de pedra e se encontra no telhado da Faculdade de Direito, facto que o então Magnífico Reitor atribuiu à poluição proveniente de Souselas e do Norte/ Noroeste de Coimbra .
    É com uma imensa dor que publico este comentário . Tudo o que se possa dizer acerca da sua grande estatura, moral, intelectual e cívica pecará sempre por defeito .
    À esposa e a todos os seus familiares os meus sentidos pêsames .
    Nunca me esquecerei de Fernando Rebelo e estou profundamente consternado com o seu falecimento. Que Deus o proteja .

  4. Helena F. Almeida says:

    Foi um grande Professor, Investigador e Cultor de Humanidades.
    Que descanse em paz!
    À sua esposa e família os meus sentidos pêsames.

  5. Estudante da ULG

    Sou uma nenina estudiosa calma moro no mundo da beleza africana na rua do Amor ape do coraçao

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.