Faleceu o ex-reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Rebelo

Posted by
Spread the love

Fernando rebelo

Faleceu hoje, quinta-feira, com 71 anos, o ex-reitor da Universidade de Coimbra (UC), Fernando Rebelo, que exerceu funções entre 1998 e 2002. Antes havia sido vice-reitor durante uma década, acompanhando Rui Alarcão.

Doente há algum tempo, foi submetido a uma intervenção cirúrgica em setembro passado mas, mesmo assim, não resistiu ao evoluir da doença, estando nos últimos dias internado nos cuidados intensivos.

Doutorado em Geografia Física, era professor catedrático do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. Ao longo de mais de quatro décadas de carreira universitária, desenvolveu trabalhos na área da Geografia Física, com particular incidência em Geomorfologia. Nos últimos 20 anos dedicara-se também a estudos de Riscos Naturais e de História da Geografia. Foi colaborador do DIÁRIO AS BEIRAS, fazendo publicar artigos científicos e reflexões da vida universitária.

O também ex-reitor da UC, Seabra Santos, que fez parte da sua equipa reitoral durante quatro anos, lamenta a sua morte e desabafa que “foi um reitor mal compreendido pelos estudantes”, o que acabaria por conduzir ao seu pedido de resignação, recordando, todavia, um “grande académico, muito querido pelos alunos das suas cadeiras”.

5 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.