ADIBER ajudou a criar 500 empregos na Beira Serra

Posted by
Spread the love

adiber

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), com sede em Góis, contribuiu desde a sua fundação, em 1994, para “melhorar a qualidade de vida das populações” e ajudou a criar mais de 500 empregos.

“Esta região não seria a mesma sem a ADIBER”, disse à agência Lusa o seu presidente, Miguel Ventura, frisando que a associação tem procurado “promover a qualidade de vida, a inclusão e a coesão” no território.

A ADIBER reúne atualmente quatro municípios – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua – depois de Pampilhosa da Serra ter abandonado a instituição, em 2001.

“O trabalho destes 20 anos deixou uma marca na região da Beira Serra”, afirmou Miguel Ventura, que é também o coordenador técnico da associação desde 1997.

Os programas Leader “têm sido a principal fonte de financiamento” da ADIBER, cujo presidente manifesta “alguma preocupação com a definição do que vai ser o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)” em termos de verbas comunitárias para os próximos seis anos.

“Que meios vamos ter para que este processo de desenvolvimento não seja interrompido a meio?”, perguntou.

Na área das acessibilidades, a conclusão do IC6 e a modernização da estrada nacional 342, entre Vilarinho (Lousã) e Avô (Oliveira do Hospital), “são obras necessárias” ao desenvolvimento da Beira Serra, um território que não parou de perder população nas últimas décadas.

“Para o país poder sair da crise, o interior tem uma palavra importante a dizer”, preconizou Miguel Ventura.

Ao longo da sua existência, a ADIBER, apenas no âmbito das chamadas “abordagens Leader”, apoiou 382 projetos de investimento, envolvendo 14 milhões de euros de ajudas comunitárias e nacionais, que, desde 1998, permitiram criar 461 novos postos de trabalho nos quatro concelhos abrangidos.

“É com um espírito de responsabilidade e de missão que a ADIBER tem vindo a protagonizar este trabalho, muitas vezes invisível e sem resultados no curto prazo, mas que tem exercido uma influência positiva na melhoria da qualidade de vida das populações”, segundo um documento de balanço a propósito das comemorações do 20.º aniversário.

Na qualidade de coordenadora do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) do concelho de Góis, desde 2011, coube à associação dinamizar o projeto “Consolidar laços, disseminar solidariedades”.

Na sexta-feira, 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a ADIBER vai organizar o seminário “Os CLDS: Perspetivas para a inclusão social”, integrado nas comemorações dos 20 anos da instituição.

No dia 25, às 19:00, realizará na sua sede uma sessão comemorativa e um jantar com a presença de representantes das quase 150 instituições parceiras da estratégia de desenvolvimento definida para a Beira Serra, entre associações, empresas e autarquias.

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER) foi fundada em 25 de outubro de 1994, primeiro como Associação de Desenvolvimento de Góis, por um grupo de cidadãos liderados pelo então presidente da Câmara local, o médico José Cabeças, que morreu no ano passado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.