Penela distingue o “mérito” dos seus no Dia do Município

Posted by

 PENELA

Na celebração do seu feriado municipal, assinalado esta segunda-feira, 29 de setembro, Penela distingue o “mérito” de alguns dos seus “melhores”, aqueles que, em áreas diversas, contribuíram decisivamente para o bem da comunidade. E recebe também a visita de dois secretários de Estado, do Mar e da Administração Local, “criteriosamente” convidados para que seja possível afirmar algumas linhas estratégicas para o desenvolvimento local, como salienta Luís Matias.

Manuel Pinto de Abreu, o secretário de Estado do Mar, está em Penela este domingo, a visitar as obras de ampliação da Frijobel, uma das maiores empresas no setor agroindustrial da região, a fazer um investimento de cerca de 10 milhões de euros, criando mais postos de trabalho, com o apoio do ProMar, programa tutelado pela Secretaria de Estado do Mar. O secretário de Estado estará também presente no showcooking com pescado nacional e produtos endógenos de Penela, numa parceria com a Escola de Turismo e Hotelaria de Coimbra e a Escola Beira Aguieira, polo de Penacova.

Para o presidente da Câmara de Penela, “esta é uma forma de valorizar os produtos endógenos, numa fusão importante com este setor empresarial que aposta no pescado nacional e é fundamental para a economia do concelho e da região”. O que se pretende, refere ainda o autarca, “é trabalhar todos estes elementos em coordenação com o turismo, com escolas que, não sendo de Penela, pertencem a este território mais alargado e que foram desafiadas a pegar no mel, no queijo, nas nozes e no peixe nacional para fazer novos pratos”.

Leitão Amaro, secretário de Estado da Administração Local, participará na sessão solene do Dia do Município, nesta segunda-feira, “também para afirmar a importância do poder local no desenvolvimento dos territórios”.

Os distinguidos com a Medalha de Mérito do Município de Penela são os seis produtores de vinho certificados do concelho de Penela; Margarida Sobral Neto, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e coordenadora do Centro de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut, em Penela; e Maria Helena Maduro e António Maduro (já falecido), os investidores do Hotel Duêcitania.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.