Cerca de 20 crianças com dificuldades de aprendizagem de Oliveira do Hospital participaram no programa Escola Feliz, que proporcionou “um regresso às aulas mais motivado”, anunciou a Câmara Municipal.
Em comunicado, a autarquia faz um “balanço positivo” da terceira edição do programa que promoveu em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a Associação de Pais do Agrupamento e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).
“O objetivo foi preparar estes alunos para o regresso à rotina, a integração num grupo que tem regras e uma figura de autoridade e que é o contexto que vão encontrar na sala de aula com o regresso à escola”, acrescenta.
Para o vereador da Ação Social e presidente da CPCJ, José Francisco Rolo, “este projeto é um claro investimento do município na valorização da aprendizagem” dos alunos do 1º. Ciclo.
Ao mesmo tempo que se proporcionaram “experiências únicas” a estes alunos, “foi evidenciado que para o desempenho de todas elas é preciso esforço e formação e, por isso, o treino da Língua Portuguesa ou da Matemática foi uma constante” das atividades, incluindo visitas e jogos como a “caça ao tesouro”.
Desta vez, o Escola Feliz apoiou alunos com dificuldades de aprendizagem, que foram acompanhados pela equipa multidisciplinar que dinamiza o projeto, composta por um técnico de serviço social, dois psicólogos, dois professores de Educação Especial, uma educadora de infância e uma socióloga.
O programa visa “ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidade de reforçar, aprofundar ou suprir carências dos conteúdos trabalhados” no ano letivo anterior.
“Pretende-se motivar os alunos para a aprendizagem escolar e permitir o treino de competências com vista à melhoria do desempenho escolar, seguindo a lógica do ‘aprender brincando’, para promover o sucesso educativo e combater o abandono escolar precoce”, segundo a nota da Câmara de Oliveira do Hospital.
O Escola Feliz destina-se a “alunos que revelaram dificuldades no ano letivo transato”, constituindo um contributo “para recuperar as aprendizagens adquiridas, retomar hábitos de estudo e algumas rotinas para que estes alunos possam iniciar o novo ano em pé de igualdade” com os restantes colegas.
Uma ida à Biblioteca Municipal, onde assistiram à dramatização da história “O Dragão das Mil Flores”, “que realça a tolerância pela diferença”, e uma visita ao dentista, que “reforçou a importância de cuidar da saúde oral”, foram alguns dos momentos do programa de duas semanas, que terminou com uma deslocação ao Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).