Museu do Caramulo recebe Fórmula 1 original de Michael Schumacher

Posted by
Spread the love
D.R.

D.R.

A exposição temporária “Lendas da Competição”, que está patente no Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, recebe esta semana o Fórmula 1 original com que Michael Schumacher e Nico Rosberg correram na temporada de 2011.

O Mercedes MGP W02 foi cedido pelo Classic Center de Portugal para a exposição, inaugurada a 14 de junho e que já recebeu mais de cinco mil visitantes.

Segundo o Museu do Caramulo, “este automóvel de competição permitiu à Mercedes Grand Prix classificar-se em 4.º lugar no campeonato de construtores e representou um degrau importante para o sucesso que a equipa tem tido em 2014”.

A exposição “Lendas de competição” integra quase duas dezenas de automóveis, abrangendo oito décadas de história, desde os anos 1930 até à atualidade.

Entre eles, encontram-se o Bugatti 35B de 1930, que foi o automóvel com mais vitórias de sempre na história da competição, e o Lancia Delta HF Integrale 16V de 1991, de Didier Auriol.

Veteranos das 24 Horas de Le Mans, automóveis fabricados em Portugal que participaram na era dourada das corridas nacionais nos anos 50, monolugares dos anos 60 e 70 e automóveis de rali desde os anos 60 até à atualidade são outras presenças.

O diretor do Museu do Caramulo, Tiago Patrício Gouveia, admitiu alguma surpresa relativamente ao número de visitantes da exposição.

“Sabíamos que havia uma grande expectativa para esta exposição, pois o tema da competição tem sempre uma grande aceitação e desperta sempre grandes paixões, mas os resultados estão acima das nossas expectativas”, referiu.

Segundo o responsável, os visitantes têm sido de vários tipos, “desde os aficionados da competição, até às famílias e às escolas, o que mostra que é um tema transversal”.

Além dos automóveis, a exposição “Lendas da Competição” dá a conhecer um conjunto de peças históricas e originais relacionadas com as corridas, como posters, luvas, fatos, capacetes e troféus de pilotos nacionais e internacionais. Tem também um núcleo de posters dedicado à relação entre a competição motorizada e o cinema.

Patente até 18 de outubro, a exposição será um dos pontos a visitar pelos participantes da nona edição do Caramulo Motorfestival, que se realiza na Serra do Caramulo entre sexta-feira e domingo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.