Montemor-o-Velho recebe na sexta-feira um espetáculo de rua com 500 pessoas

Posted by

O ALVAZIL DE COIMBRA

A companhia de teatro “O Teatrão” estreia na sexta-feira, em Montemor-o-Velho, o espetáculo de rua “Alvazil de Coimbra“, que percorre oito concelhos da região Centro e envolve mais de 500 participantes.

A peça de teatro envolve grupos, associações culturais e bandas filarmónicas de oito concelhos, que, para além de ajudarem na componente musical do espetáculo, assumem papéis de personagens em cada uma das localidades, como “o juiz, o advogado, o regedor, as beatas, o padre, as lavadeiras ou o barbeiro”, contou Inês Almeida, atriz de “O Teatrão”.

Em “Alvazil de Coimbra”, o “Teatrão” recupera a sua “companhia-fantasma” Faunos do Rio, que “já andou pelo século XII, XVI e XX, e que agora viaja até ao século XIX” para apresentar uma peça “que se passa no século XI” e que irá percorrer os municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego (RCMM) – Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure.

A peça insere-se na comemoração dos 950 anos da governação de Coimbra pelo moçárabe Dom Sesnando, com os Faunos do Rio a contarem a história “de uma família que tenta sobreviver no meio da guerra, miséria e pobreza que havia na altura, recolhendo os despojos das batalhas e seguindo o rasto de Dom Sesnando”, disse à agência Lusa Inês Almeida.

One Comment

  1. Zé da Gândara says:

    O nosso querido líder, esse pequeno timoneiro de terras de Fernão Mendes Pinto, marcará presença seguramente, não fosse o nosso querido líder um homem da cultura, de ciências, artes e ofícios mil. “Castigat ridendo mores”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.