Fado ao Centro inicia digressão ao Brasil para promover fado de Coimbra

Posted by

brasil fado ao centro DR

O projeto Fado ao Centro inicia no sábado uma digressão no Brasil, com cinco concertos em cinco cidades diferentes, com o objetivo de promover o género do fado de Coimbra e de estreitar ligações entre as duas culturas.

O Fado ao Centro, que já tinha estado no Brasil em 2013, regressa assim àquele país, com uma digressão que se realiza entre sábado e 22 de setembro, passando pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Joinville e Recife.

“Fundamentalmente, o nosso público no Brasil é brasileiro, não havendo muitos emigrantes portugueses”, observou João Farinha, membro do grupo, considerando que há muitos brasileiros interessados no fado de Coimbra ou “por terem uma ligação a Portugal, ou porque estudaram em Coimbra ou têm uma ligação com a Universidade”.

Para além disso, o próprio fado de Coimbra tem ligações com o Brasil, frisou o membro do Fado ao Centro, recordando que no século XIX “foi a comunidade estudantil brasileira em Coimbra que introduziu as serenatas”.

Sobre os pontos comuns entre Portugal e Brasil, o Fado ao Centro quer também no futuro “gravar um álbum em que se cruzem alguns géneros musicais do Brasil” com o fado de Coimbra, em parceria com “músicos e estudiosos brasileiros”, disse à agência Lusa João Farinha.

Para além da digressão ao Brasil, o Fado ao Centro está a preparar outras digressões em 2015, estando previsto tocar na Alemanha, Holanda, França, Suíça.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.