Citius impede ministra da Justiça de se deslocar à Figueira da Foz

Posted by
Spread the love

Paula Teixeira Pinto não compareceu, hoje (sábado, 6), na sessão de abertura das I Jornadas do Novo Regime Jurídico do Processo de Inventário, organizadas pela Ordem dos Notários na Figueira da Foz.

A ministra fez-se representar pelo secretário de Estado António Costa Moura, que justificou a ausência da titular da pasta da Justiça com os problemas que afetam o portal Citius. “É fácil perceber porque razão a ministra não está aqui hoje…”, disse, dispensando referências à avaria na rede informática dos tribunais. Não obstante o problema, enfatizou o governante: “temos um sistema de justiça do qual nos orgulhamos”.
Os problemas informáticos persistem desde o dia 1 deste mês, data da entrada em vigor do novo mapa judiciário. Na abertura das jornadas, que se realizam hoje a amanhã numa unidade hoteleira da cidade, o secretário de Estado definiu a reforma da justiça como “um passo civilizacional” e motivo de orgulho para o Executivo.
Em declarações aos jornalistas, este membro do Governo confirmou que Paula Teixeira Pinto não se deslocou à Figueira da Foz por causa dos problemas no portal Citius. “Não há nada que impeça a realização de processos urgentes”, afiançou António Costa Moura. “Não é verdade que os tribunais estejam parados [por causa do Citius]”, afirmou ainda.
António Costa Moura esclareceu que “os técnicos estão a trabalhar, 24 horas por dia, na reparação do sistema” e a ministra está a acompanhar os trabalhos. O secretário de Estado não se comprometeu, porém, com uma data para o regresso à normalidade.
As Jornadas do Novo Regime Jurídico do Processo de Inventário, cuja sessão de abertura também contou com a participação do presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, e de João Maia Rodrigues, bastonário da Ordem dos Notários, entre outros convidados institucionais, contam com 130 participantes.
O evento destina-se a fazer o balanço de um ano de implementação do novo regime. A bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga, também faltou à sessão inaugural.

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.