Três meses e 35 mil euros para limpar rio dos Fornos

Posted by
Spread the love

limpeza rio

Já se encontram no terreno as máquinas que vão fazer a limpeza, regularização e desassoreamento de um troço de 2,5 km do rio dos Fornos, a jusante do IC2.

A consignação da obra, no valor de cerca de 35 mil euros, à empresa Mater Torres, decorreu ontem, no próprio local, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Manuel Machado disse que a autarquia avançou com a obra, que tem de estar pronta dentro de três meses, no máximo, “para que não aconteça como no último inverno, quando se registaram grandes cheias, sem que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tivesse assumido responsabilidades”.

De acordo com o autarca, a situação poderia voltar a ocorrer nos próximos meses, porque só a 21 de julho último é que o Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos informou que “foi selecionada a intenção” de fazer a limpeza da linha de água em causa, acrescentando que o prazo para aprovação do financiamento do Estado poderia arrastar-se por seis meses.

Manuel Machado afirma que não seria possível esperar tanto tempo, porque é necessário “prevenir os riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe”.

A reportagem do DIÁRIO AS BEIRAS constatou que todo o troço do rio está entupido por material lenhoso, canas e vegetação, o que funciona como tampão no tempo das chuvas, contribuindo para as inundações frequentes registada na zona dos Fornos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.