Cebolas de Cernache são de comer e (não) chorar por mais

Posted by
Feira das Cebolas está a decorrer até ao próximo sábado, entre as 08H00 e as 24H00, na Praça do Comércio. FOTO LUÍS CARREGÃ

Feira das Cebolas está a decorrer até ao próximo sábado, entre as 08H00 e as 24H00, na Praça do Comércio. FOTO LUÍS CARREGÃ

Há quem diga que o segredo está na qualidade, outros garantem que o truque está em passar as mãos por água quente antes de cortar a planta.

Na Feira das Cebolas, ninguém consegue explicar com exatidão o que distingue verdadeiramente as cebolas de Cernache e o porquê de não provocarem lágrimas a quem as corta.

Contudo, os comerciantes apoiam-se na fidelidade dos clientes para justificar a “receita” do seu produto: “Não há cebolas como estas! Toda a gente sabe…”.

Natural de Cernache; funcionário dos CTT durante mais de 35 anos; e especialista em produção de cebolas. É este o “cartão de visita” de Ramiro Barradas, aposentado, que se dedica ao cultivo e venda de cebolas há quase três décadas.

“Há 29 anos que não falho a Feira das Cebolas. Este ano, a produção foi menor (o inverno foi muito longo), mas estamos a vender muito bem”, garantiu, ontem, o comerciante ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.