Covid-19: Empresários de Coimbra pedem campanha de incremento do comércio local

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A Associação Empresarial da Região de Coimbra (NERC) pediu hoje aos municípios da área para realizarem uma campanha que incentive a compra no comércio e turismo local, a par da opção por produtos nacionais.

Em comunicado, a NERC defende a necessidade de uma campanha dirigida aos consumidores, em que as autarquias da região, “dando privilégio aos canais digitais”, fomentem “a compra no comércio e no turismo local, e a escolha de produtos portugueses”.

Propondo um conjunto de “medidas urgentes” na atual fase da pandemia da covid-19, a associação, dirigida pelo empresário Horácio Pina Prata, solicita “um maior apoio à mobilização do comercio e do turismo neste momento de retoma económica”.

Cabe às autarquias “cederem o espaço público para que promovam mais atividade comercial, dando mais confiança a todos os consumidores”, com medidas como a criação de “centros comerciais a céu aberto nas zonas centrais e históricas”.

A NERC preconiza “o lançamento de programas de retoma e revitalização da atividade económica (…) que promovam o aumento do consumo nas atividades comerciais dos centros das cidades e do comércio tradicional de rua, dos restaurantes e similares”.

Encara igualmente a possibilidade de haver parcerias dos municípios com as associações empresariais e sugere, “desde já, um programa piloto na Baixinha” de Coimbra.

Face ao “momento difícil” que enfrentam as empresas do comércio tradicional, restauração e similares, “devem estes setores usufruir do direito de ocupar o espaço público e da isenção de taxas”, de acordo com a direção da NERC.

Até hoje, Portugal contabiliza 1.247 mortos associados à covid-19 em 29.432 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 16 mortos (+1,3%) e mais 223 casos de infeção (+0,8%).

Das pessoas infetadas, 629 estão hospitalizadas, das quais 101 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados é de 6.431.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.