Viseu procura o local onde está sepultado o último rei dos Visigodos

Posted by

escavações

Existe uma igreja com mais de mil anos enterrada no subsolo de Viseu. Os escritos assim o dizem e por isso decorrem escavações para a encontrar. A investigadora Catarina Tente explica que as escavações arqueológicas decorrem na envolvente da atual Igreja de São Miguel do Fetal, do século XVIII.

“As escavações em curso não visam encontrar mais uma igreja. Procuramos uma igreja com mais de mil anos, onde pode estar sepultado o último rei dos Visigodos”, referiu, em declarações à agência Lusa.

A iniciativa é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem o apoio do Município de Viseu.

“A igreja que procuramos vem citada em documentos do século X, durante a conquista de Viseu pelo rei asturiano, que diz que aqui estava sepultado o último rei dos Visigodos, o que dá grande importância a Viseu e a este sítio”, esclarece. A campanha arqueológica, levada a cabo por uma equipa de 10 pessoas, vai estar no terreno até domingo.

Sobre a campanha em curso, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, sublinha que o conhecimento deste período é indispensável para Viseu. “Temos uma centralidade histórica no país e na península que precisa de ser conhecida e redescoberta”, sustenta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.