Presidente de Quiaios assina e anula contrato de trabalho com familiar

Posted by
Fernanda Lorigo, presidente da junta de Quiaios. FOTO JOT'ALVES

Fernanda Lorigo, presidente da junta de Quiaios. FOTO JOT’ALVES

A presidente da Junta de Freguesia de Quiaios (PS), Fernanda Lorigo, anulou o contrato de trabalho sazonal que assinara com o seu pai, que se encarrega da manutenção da piscina da Praia de Quiaios há 17 anos.

Mas esta foi a primeira vez que a junta lhe fez um contrato, coincidindo com o primeiro ano de mandato da filha. Nos anos anteriores, exerceu funções em regime de prestação de serviços, pagos à hora.

“O assunto foi discutido na assembleia de freguesia e todos os elementos tiveram acesso à documentação solicitada. O contrato foi anulado porque a presidente da junta assim o entendeu”, declarou Fernanda Lorigo ao DIÁRIO AS BEIRAS, dando o assunto por encerrado.

A decisão foi tomada na sequência dos protestos da oposição, que indagou a autarca de Quiaios na assembleia de freguesia.

Versão completa na edição impressa

25 Comments

  1. Não é verdade que o Sr. Lourigo faça a manutenção das piscinas há 17 anos.
    Com o último presidente da junta a prestação de serviço foi cancelada, devido ao elevado valor que esse senhor auferia. Ou seja, há pelo menos 3 anos que ele não estava lá e ao que parece as piscinas nunca deixaram de funcionar, nem foram encerradas.
    Agora que a filha é presidente ele voltou e pelos vistos em grande… 6.000€ em 4 meses!!! Nada mau para um reformado…
    O contrato foi anulado, porque a presidente foi pressionada para tal. Não foi de livre vontade. Por outro lado, como é que lhe passa pela cabeça uma contratação destas??? Onde é que fica a moral??
    O pai lá continua. Dizem que em regime de voluntariado. O ditado popular diz que "há muitas maneiras de matar pulgas…"
    É bom que a população seja esclarecida se o voluntariado é gratuito ou se é um voluntariado remunerado.
    Vamos lá a falar claro!!! Deixem-se de meias respostas!!!

    Se existe dinheiro para pagar ao Sr. Lourigo um salário tão interessante, porque é que não contrataram nadadores salvadores para a praia?? Nos últimos 30 anos é a primeira vez que não existem nadadores salvadores na entrada principal da Praia de Quiaios…

    • Ah Maria, Maria, tens barba, és certamente um Manel e não enganas ninguém: PSD Já agora se ele ganhava um salário elevado é porque tinha contrato, de outro modo auferia de acordo com as horas de serviço prestado. Seja honesto, sra Maria(?) quanto ganhou nesse ano e quanto ganhou por ano o trabalhador que o veio substituir? Já agora, quantos dias de animação para as crianças houve na praia, durante o mandato do anterior executivo do sr. Rabadão? Cuidado que dois dedos são de mais.Onde esteve a sua critica perante o prejuízo para a freguesia de um festival de música na Praia de Quiaios? Já agora Dª Maria sabe quanto ganhavam os gerentes do parque de campismo no tempo de Santana LOpes (14 anos)? Tente saber, vai corar de vergonha. Além disso você é má, não admite que o pai da presidente possa prestar um serviço de voluntariado… se fosse outro teria abandonado o barco e hoje a piscina estaria encerrada. Era isso que desejava não era Maria?

  2. Isto é a Paixão pelos amigos e familiares…
    Peguem nos 6000,00€ e paguem aos banheiros ou então arranjem banheiros em regime de voluntariado

  3. As pessoas só falam do que não sabem, secalhar o melhor era estarem caladas para não dizerem tantas asneiras. Se as pessoas que escreveram os comentários em cima tivessem noção da tamanha asneira que estão a dizer, nem sequer a escreviam.

    E a vossa moral onde anda? Falarem de assuntos sem qualquer fundamento creditado, isso sim é falta de moral e até civismo. Mas a vida já me ensinou que de partes menores existirá sempre maldade e a inveja em todo o lado…. Parabéns á Junta de Freguesia de Quiaios e à Presidente pelo excelente trabalho realizado em menos de um ano!!

    • Posso falar à vontade pois nunca fiz parte de qualquer lista partidária ou de qualquer movimento com mais ou menos Paixão! Falo em nome individual e não represento ninguém.
      Tenho moral para denunciar, pois todos os dados que relatei são verdadeiros! Ou será que o Sr. Lourigo esteve a receber do anterior executivo sem nunca lá ter estado? É que essa seria a única possibilidade para afirmar que ele trabalha na piscina nos últimos 17 anos…
      Não estou contra a actual presidente da Junta e favor de qualquer outro, essa é uma interpretação errada de alguém obstinada por certas cores, pessoas ou interesses.
      Devemos falar claro, sem receios, sem rodeios e sem faltar à verdade.

      Como agora se diz "saiam da caixa", pensem pela vossa cabeça. Talvez assim a vista fica mais clara e tenham o discernimento do que se passa.

  4. É para dar seguimento ao executivo anterior…!!! Corrupção e compadrio é o que está a dar na Freguesia de Quiaios….

  5. As pessoas deveriam falar em conhecimento de causa em vez de se limitarem a falar por falar. No que diz respeito aos nadadores salvadores podem perguntar inicialmente ao concessionário que se encontrava na zona o porquê de não os conseguirem meter e posteriormente à câmara municipal, pois trata-se de um caso de falta de nadadores salvadores.

    • Quem vai para o mar, avia-se em terra!
      Não sabiam antecipadamente que tinham de contratar nadadores salvadores?
      Com ou sem concessionário, a junta de Quiaios sempre teve um nadador na entrada principal da praia. Acima de tudo estamos a falar de um problema de segurança pública.

      Numa localidade, num concelho e num país que pretende investir em turismo, esta falta de segurança é inaceitável! Essa é que é a questão!

  6. Há 30 e tal anos que frequento a Praia de Quiaios (não só no Verão) e nunca vi tamanho desprezo pela praia!!! Mas para estas vergonhas já há dinheiro!!!! Foi um contrato com muita Paixão!!!…

    • Mariazinha says:

      Há 30 anos, não havia piscina, nem passadeiras, nem nadadores salvadores, nem bandeira azul e pouco mais de 10 casas. Portanto a sua afirmação é de burrice, com desculpas aos burros

  7. Não consigo ver onde está o tamanho desprezo pela praia! Eu passo lá o meu quotidiano e nunca vi a praia tão limpa, cuidada e sim, com muita paixão em cada novo espaço que se encontra melhorado, tal como o parque de merendas, balneários e piscina, mas para dizer mal basta abrir a boca. Tenho a certeza que a Praia de Quiaios está mais limpa que a língua de muita gente.
    Cumprimentos

  8. qual foi o trabalho realizado????? ainda nao se viu nada!! as bermas teem ervas mais altas que carros e so muito tempo depois que cortao. a freguesia e so crateras nas estradas?? onde e que elas estao alcatroadas como dito em promessas eleitorais. pois mas as promessas nao se cumprem

  9. Cada dia me espanto mais com as pessoas de quiaios
    Sempre criticas ajudar nem pensar se calhar era melhor informar se como deve ser antes de prestar qualquer comentario
    Nunca quiaios viu tanto esforço
    Mas as pessoas sempre foram umas mal agradecidas
    Parabens a toda a equipa e principalmente a fernanda Lorigo
    Porque existe quiaios com paixao
    Mas tambem quiaios com muita ingratidão

  10. Realmente a Praia nos últimos anos era um exemplo de perfeição. Que me digam que a Praia de Quiaios nos últimos anos andou para trás no tempo isso sim.

    • A austeridade chega a todo lado ! queixem-se ao governo que, quem sabe, considera esta situação uma gordura do estado ?!…

  11. m fernandes says:

    Força lorigo, a inveja mata muita gente

  12. Silvério says:

    "A decisão foi tomada na sequência dos protestos da oposição, que indagou a autarca de Quiaios na assembleia de freguesia". Pergunto: Quem foram os lobos vestidos com pele de cordeiro que a obrigaram a tomar essa decisão; eu sei que ela e prepotente e vaidosa mas será que a oposição está isenta de culpas? Se fosse eu , Não era um bando de gente com muitas penas que me obrigavam a terminar um contrato fosse ele qual fosse, agora todos ficam a saber que afinal por paixão vale quase tudo…

  13. antipolitico says:

    Tanto comentário e afinal tudo se resume a uma simples palavra "politica".

  14. Nada disto me surpreende…A politica é isto mesmo…Não é só em Quiaios, é em todo o lado…mas só agora é que estão a dar por ela…pois a falcatrua foi deliberadamente estrondosa, e aos olhos de qualquer despercebido…Este tipo de problemas já são antigos…mas até à data, todos têm sabido "camuflar" os interesses…É preciso ter calo…ATÉ PARA SER UM MERO POLITICO É PRECISO TER JEITO…
    Relativamente à praia sem nadadores salvadores, é VERGONHOSO…Para já não falar na situação da piscina, que só envergonha a Vila de Quiaios…

  15. Muito bem… está presidente é exemplar… começou msm bem

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.