Intoxicação de crianças há duas semanas na Praia das Rocas teve origem nas refeições preparadas em Penedono

Posted by

intoxicacao

Duas semanas depois do caso de intoxicação alimentar de um grupo de crianças de Penedono, que tinham ido passar o dia à Praia da Rocas, em Castanheira de Pera, ficou agora esclarecido que o “veículo da doença” foram os alimentos do almoço que tinham sido preparados na cantina municipal de Penedono. Os “sintomas e tempos de incubação apontam para toxinfeção alimentar coletiva por toxina estafilocócica”, refere o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro, em nota otem tornada pública.

Foram afetada 52 crianças e três monitores. O Departamento de Saúde Pública esclarece que a investigação “permitiu concluir que as gastroenterites se deveram à contaminação dos alimentos consumidos no piquenique”, acrescentando que “os seus sintomas incluem vómitos e diarreia”. Esta entidade recomenda, em especial no período de verão, em que as altas temperaturas propiciam a multiplicação microbiana, “a escolha de especialidades culinárias mais adequadas a este tipo de eventos (piqueniques), sendo de evitar os alimentos que implicam muitos procedimentos na sua confeção”.

O presidente da autarquia de Penedono, Carlos Esteves, adiantou que a comida que as crianças consumiram foi confecionada na cantina municipal, na manhã desse dia pela habitual funcionária e informou que iria abrir um inquérito para apurar responsabilidades.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.