Engenheiros podem reconverter-se em programadores informáticos

Posted by
Spread the love

informatica

Matemáticos, físicos ou engenheiros podem ser reconvertidos em programadores de informática, se for esse o seu desejo, caso não encontrem emprego nas suas áreas de formação. É uma iniciativa em parceria da Universidade de Coimbra (UC) com uma empresa tecnológica, que surge a propósito da elevada procura do mercado por profissionais com experiência em programação.

A formação, intitulada “Acertar o Rumo”, desenvolve um curso intensivo de 10 meses no Departamento de Engenharia Informática da UC na área da programação para formar 25 pessoas que tenham já uma licenciatura ou mestrado em ciências exatas ou engenharias.

A escolha das áreas prévias dos candidatos prende-se por “engenheiros, matemáticos ou físicos já terem potencial para serem programadores, devido ao desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático”, característica fundamental para “o perfil de um bom programador”, explicou Luís Paquete, coordenador do programa na Universidade de Coimbra.

Para além do curso de 10 meses na UC, com 40 horas semanais de formação, a iniciativa abrange ainda um estágio profissional remunerado de 12 meses numa das 13 empresas envolvidas no projeto. Bárbara Rodrigues, da empresa ItGrow, que desenvolveu esta iniciativa juntamente com a UC, informou que são esperadas “pelo menos 250 candidaturas” (o número registado o ano passado) para 25 vagas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.