Inspetores das Finanças julgados em Leiria por alegada corrupção

Posted by

Transação

Dois fiscais das Finanças, que terão recebido 3.500 euros do dono de uma cervejaria de Leiria para esconder desencontro de contas da caixa registadora, vão começar a ser julgados na sexta-feira de manhã, dia 20 de junho, no Tribunal de Leiria. São acusados de corrupção passiva.

Ao referido empresário está imputado o crime de corrupção ativa agravada. Segundo o Ministério Público (MP), o caso remonta a março de 2012, quando a cervejaria foi alvo de uma ação fiscalizadora por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira por aqueles dois inspetores. Foram detetadas várias irregularidades, “nomeadamente que o valor registado na faturação contabilística, feita com base nos registos diários de caixa, não correspondia ao valor registado nas consultas de mesa, apresentando-se aquela como muito inferior à realidade”, relata o MP.

Três meses depois, os inspetores informaram que esse valor seria na ordem dos 75 mil euros. O MP adianta que o empresário, ao entregar os 3.500 euros, pretendia que a dívida à Fazenda Nacional fosse substancialmente diminuída, enquanto os inspetores fizeram crer àquele que, na sequência da fiscalização, deveria pagar 75 mil euros, quando, na verdade, o imposto devido era na ordem dos 30 mil euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.