Festa da transumância e dos pastores em Seia

Posted by
Foto - Pinhas Pinheiro

Foto – Pinhas Pinheiro

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) vai promover, em Seia, no sábado, dia 28 de junho, a festa da transumância dos pastores, com o objetivo de preservar e dignificar este ofício, ainda enraizado na comunidade pastoril local.

Pelo segundo ano consecutivo, o concelho de Seia vai assinalar a prática da transumância com os pastores do concelho, proporcionando a oportunidade de os visitantes acompanharem os rebanhos na tradicional subida à Serra da Estrela.

A iniciativa começa no domingo, na aldeia da Folgosa da Madalena, com a festa dos pastores, que inclui a romaria das ovelhas à festa de São João.

A 28 de junho, os rebanhos sobem para a montanha, em busca de melhores pastos.

Naquele dia, a ADIRAM propõe que os interessados possam acompanhar os pastores na deslocação para a serra e tomem contacto com a realidade da transumância.

O gado, proveniente de Santa Comba, Folgosa e Maceira, concentra-se no largo da câmara, às 07H30, e atravessará a cidade de Seia em direção à montanha, prosseguindo a sua viagem pelos seculares caminhos da transumância, em direção àquela que é a aldeia dos pastores – o Sabugueiro, sustenta a organização.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.