110 mil alunos fazem provas de Português

Posted by
Spread the love
DR

DR

Cerca de 110 mil alunos do 4.º e 6.º ano realizam, na segunda-feira e na quarta-feira, a primeira fase das provas finais de Português e Matemática, sendo vigiados por 10 mil professores.

Na segunda-feira de manhã, 1.088 escolas recebem os alunos do 1.º ciclo que vão realizar a prova de Português do 4.ºano. Da parte da tarde, um número maior de escolas (1150) acolhem os alunos do 6.º ano para a prova final.

Dois dias depois, os alunos realizam a prova de Matemática e, novamente, os mais novos fazem o exame de manhã e os mais velhos vão dar provas do que sabem durante a tarde.

Os resultados serão afixados a 12 de junho e, pela primeira vez este ano, os alunos do 6.º ano poderão também ter acompanhamento extraordinário, tal como aconteceu no ano passado com os alunos do 4. º ano que mostraram ter algumas dificuldades nas provas.

“Após a realização das reuniões de avaliação, já com o conhecimento e com a ponderação dos resultados da 1.ª fase das provas, aos alunos que não obtenham aprovação final será possibilitada, com a concordância dos encarregados de educação, a frequência daquele período, que decorrerá até 04 de julho. Estes alunos terão assim uma nova oportunidade, podendo repetir as provas na segunda fase após um acompanhamento mais direcionado”, explicou o Ministério da Educação e Ciência.

Terminado o acompanhamento, os alunos realizam a segunda fase das provas, marcada para 09 e 14 de julho (Português e Matemática, respetivamente).

Estas provas têm um peso de 30% na avaliação final, e, este ano, o processo de vigilância das provas envolve cerca de 10 mil professores, em cada ciclo.

Os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) beneficiam de condições especiais para a realização das provas, como por exemplo em Braille, com ampliação, leitura de enunciado, maior tempo de tolerância, utilização de computadores, equipamento ergonómico, ficha A (alunos disléxicos) ou provas adaptadas ao nível de escola.

Depois dos exames realizados pelos alunos do 1.º e do 2.º ciclo, chega a vez dos estudantes do 3.º ciclo e do secundário: a 17 de junho os alunos do 9.º e 11.º anos realizam o seu primeiro exames, enquanto os alunos do 12.º ano estão convocados para o dia seguinte (18 de junho). Os exames nacionais terminam apenas no final de julho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.