Municípios dizem que preparação do novo quadro comunitário devia estar “mais adiantada”

Posted by
Spread the love

09 anmp

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considerou esta terça-feira que a preparação do novo quadro comunitário devia “estar mais adiantada” e exigiu uma clarificação do processo.

O próximo quadro de apoio comunitário, Portugal 2020, já “devia estar mais adiantado”, havendo “um conjunto de dados que ainda não foram entregues à ANMP para a conclusão do atual quadro e para o desenvolvimento do próximo”, disse Manuel Machado, no final da reunião do conselho diretivo da associação.

A ANMP fez uma proposta de parceria ao Estado, “idêntica à que este fez à Comissão Europeia” relativamente ao quadro comunitário, de forma a que a associação tenha acesso “a um conjunto de dados, fundamentais para se poder trabalhar com o Governo, como por exemplo as dotações financeiras”, explicou.

“É imprescindível que o Governo clarifique todo o dossiê”, porque “as indefinições têm consequências”, alertou Manuel Machado, adiantando que “sem os municípios os quadros comunitários não se realizam”.

O presidente da ANMP criticou, também, a “sonegação” de dados relativos ao processo de privatização da Empresa Geral do Fomento (EGF), cujo caderno de encargos foi hoje publicado em Diário da República.

A EGF “é coacionista em diversos sistemas municipais”, sendo “importante que o Governo dê a conhecer o valor das ações, as bases da privatização e a projeção da evolução tarifária” do serviço, acrescentou o também presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Durante a reunião do conselho diretivo, foi discutida a atualização do Seguro dos Bombeiros, que Manuel Machado considerou “pertinente”, tendo sido pedida uma reunião “com caráter de urgência” ao ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, para debater essa questão.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.