Ex-administrador dos SMTUC acusado de corrupção

Posted by

 

01 SIMULADOR SMTUC 01 AA

O Ministério Público (MP) acusou de corrupção três quadros superiores de uma filial de uma multinacional alemã fabricante de veículos pesados e um ex-administrador delegado de empresa de transportes urbanos da Câmara Municipal de Coimbra.

A Procuradoria-Geral da República comunicou que “os três altos responsáveis de uma filial de uma multinacional alemã fabricante de veículos pesados e essa mesma empresa” estão indiciados do “crime de corrupção com prejuízo do comércio internacional, punível com uma pena de prisão de um a oito anos”.

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra acusou da prática de “crime de corrupção passiva para ato ilícito” o ex-administrador delegado dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que a investigação apurou ter recebido 20 mil euros para que “escolhesse aquela empresa como fornecedora de veículos pesados de passageiros”.

O DIAP de Coimbra constatou que a aquisição dos veículos pesados de passageiros por parte do SMTUC foi realizada “por ajuste direto” à filial da multinacional alemã.

Aos quadros superiores, que se encontram em prisão preventiva, foi imposta uma caução “de 25 mil euros”, enquanto a filial pagou uma fiança de 100 mil euros.

O antigo responsável da empresa municipal de transportes urbanos, que se encontra aposentado, está sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.