Dulce Félix (Benfica) e Manuel Damião (Sporting) campeões em Pombal

Posted by

DULCE E DAMIAO

A atleta do Benfica Dulce Félix, vencedora pela quinta vez consecutiva, e o sportinguista Manuel Damião, pela terceira vez seguida, sagraram-se hoje campeões nacionais de corta-mato longo, em Pombal.

O quinto título de Dulce Félix, um recorde, não impediu o Sporting de vencer por equipas no setor feminino, o que sucede pela primeira vez desde 1974, enquanto o Benfica se impôs coletivamente entre os homens, em provas disputadas sempre sob chuva, que tornou o terreno lamacento e pesado.

Na corrida feminina (8 km), Dulce Félix travou um grande duelo com Salomé Rocha, do Sporting, e acabou por ganhar por apenas quatro segundos, com o tempo de 32.02 minutos.

Catarina Ribeiro, também do Sporting, completou o pódio, terminando longe das primeiras, com 33.03, à frente de Anália Rosa, do Maratona (33.14), e da sportinguista Ercília Machado (33.22).

Por equipas, foi evidente o domínio do Sporting, que terminou com 23 pontos, enquanto o Benfica surgiu com alguma surpresa no segundo lugar, com 47, menos um do que o Maratona, que viu Sara Moreira desistir ainda na primeira das quatro voltas.

Entre os homens (12 km), o agora tricampeão Manuel Damião terminou em 42.29 minutos e ganhou com um expressivo avanço de 30 segundos sobre Rui Pinto, do Benfica, surpreendente segundo classificado e primeiro entre os sub-23.

O também benfiquista Alberto Paulo foi terceiro, a quase um minuto do vencedor, com 43.27, seguido de Pedro Ribeiro, do Maia, com 43.29, e de Licínio Pimentel, do Sporting, com 43.32.

Coletivamente, o Benfica contabilizou 20 pontos e foi o campeão pela segunda vez, apesar da desistência de Rui Pedro Silva na segunda das seis voltas. O Sporting, sem os lesionados Rui Silva e António Silva foi segundo, com 36, e o Maia terceiro, com 52.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.