Proteção Civil coloca todo o país em alerta laranja

Posted by

chuva-mau-tempo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou todas as regiões do continente em alerta laranja, entre as 15H00 de hoje e as 08H00 de segunda-feira, na sequência das chuvas, vento forte e agitação marítima.

Num comunicado colocado na sua página oficial, a ANPC aponta como “efeitos expectáveis” do mau tempo o “piso escorregadio, a formação de lençóis ou acumulação de neve, cheias rápidas em meio urbano, inundações por transbordo de linhas de água e danos em estruturas montadas ou suspensas”.

Há também o risco de “acidentes na orla costeira” e galgamento do mar, “queda de árvores” e ainda de situações de saturação dos solos que podem provocar aluimento de terras.

O alerta laranja traduz “situações de perigo, com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança”.

Nesta situação, o dispositivo de proteção civil e socorro “reforça as medidas” com o objetivo de “garantir um estado de prontidão elevado para a intervenção”.

“As pessoas devem manter-se vigilantes e informar-se permanentemente sobre a situação, inteirando-se dos possíveis perigos” e adotarem “as medidas de prevenção, precaução e auto-proteção indispensáveis” e não se colocarem em situações de risco, refere a ANPC.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.