Contra o cancro… vale mais prevenir que remediar

Posted by

CANCRO-DA-MAMA

Há quem diga que não vale a pena falar sobre o cancro e que não há nada a fazer perante a doença, que não pode ser prevenida e não tem tratamento.

Mas não é verdade e estes são alguns dos mitos que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) pretende contrariar.

Hoje, Dia Mundial do Cancro, a LPCC lembra que a doença oncológica pode ser prevenida, com a adoção de estilos de vida saudáveis e a realização dos rastreios existentes, que permitem a prevenção ou a deteção precoce do tumor, facilitando o tratamento, aumentando a taxa de sobrevivência e, em alguns casos, alcançando a cura.

Os cancros da mama, do colo do útero e colo-retal, tumores que apresentam altas taxas de incidência em Portugal, “podem ser prevenidos através da realização de um rastreio populacional organizado”, afirma Carlos de Oliveira, presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC. E a região Centro foi pioneira nos rastreios aos cancros da mama e do colo do útero, que já apresentam resultados visíveis no aumento das taxas de sobrevivência e de cura da doença.

Versão completa na edição impressa

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.