Antigo lugre bacalhoeiro português participa em regatas internacionais

Posted by
Spread the love

SANTA MARIA MANUELA

O antigo lugre bacalhoeiro “Santa Maria Manuela” vai visitar este ano cerca de duas dezenas de portos e participar nas regatas “Sail Trainig International”, anunciou a empresa que promoveu a sua recuperação.

O grande veleiro histórico e identitário, que foi adquirido pela empresa Pascoal & Filhos e transformado em navio de treino de mar, inicia a temporada de navegação a 24 de abril, visitando mais de duas dezenas de portos, até 28 de setembro.

Serão mais de cinco meses de navegação, com destaque para a participação, mais uma vez, nas regatas da Sail Training International (STI), onde o SMM já foi premiado por duas vezes consecutivas.

A 24 de abril o “Santa Maria Manuela” vai largar de Aveiro rumo a Lisboa, seguindo-se depois, a partir de 01 de maio, as viagens Lisboa-Funchal, Funchal-Las Palmas e Las Palmas-Casablanca, com chegada ao porto marroquino prevista para 15 de maio.

A 17 de maio, viaja de Casablanca para Lisboa e, a partir de 21 de maio, o navio toma uma nova rota, seguindo para o norte da Europa. Entre as várias viagens previstas, contam-se a participação na “Tall Ships Races 2014”, que este ano decorre na Holanda, Noruega e Dinamarca, bem como na “Falmouth-Royal Greenwich Regatta”, entre portos ingleses.

O final da temporada de navegação está previsto para 28 de setembro, data em que deverá chegar a Lisboa.

O “Santa Maria Manuela” foi lançado às águas do Tejo em 1937 e participou nas históricas campanhas de pesca do bacalhau à linha.

O lugre de quatro mastros foi adquirido e recuperado pela Pascoal & Filhos, S.A. que, entre 2007 e 2010, levou a cabo “um longo e bem documentado processo de reconstituição” do navio, cujo casco se estava a degradar no Porto de Aveiro.

O “Santa Maria Manuela” voltou a navegar como navio de treino de mar, com capacidade para 50 participantes ativos na vida de bordo, dispondo de várias comodidades.

Em 2013 o veleiro português visitou 16 portos, cumprindo 145 dias de operação e 1.853 horas de navegação, tendo embarcado 498 participantes no total das viagens e recebido, durante as estadias nos portos nacionais e estrangeiros, 72.070 visitas de público.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.