109 transplantes feitos em 2013 no CHUC

Posted by
Foto Carlos Jorge Monteiro

Foto Carlos Jorge Monteiro

2013 foi o melhor ano de sempre do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) ao nível dos transplantes. A novidade foi este sábado avançada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, durante a gala que assinalou 20 anos do primeiro transplante hepático pediátrico.

No auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, o governante referiu que foram realizados 109 transplantes na unidade conimbricense, sendo de registar “o maior número de transplantes cardíacos dos últimos cinco anos e mais transplantações hepáticas do que em 2001”. “Em paralelo, o número de transplantações com dador vivo aumentou, embora de forma ligeira, passando de 47 para 51”, frisou.

Com este crescimento, o CHUC já ultrapassou a barreira do milhar de transplantes hepáticos, facto que foi elogiado quer pelo ministro, quer pelo homenageado Linhares Furtado.

 

Mais informação na edição impressa desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro de 2014

One Comment

  1. Fernando Macario says:

    Os números estão incorrectos, foram ainda mais do que os referidos. Foram efectuados 30 transplantes cardíacos, 71 transplantes hepáticos e 145 transplantes renais. Foi um bom ano e é a unidade hospitalar do pais que faz mais transplantes de rim e no total de órgãos. No caso do rim não se atingiu ainda o melhor ano que foi 2009 com 177. No caso de coração e fígado foi o melhor ano desde 2009. (Fonte, Relatório do IPST)
    Fernando Macario, Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.