Tribunal de Contas dá luz verde a construção de barragem em Rede Natura da Serra da Estrela

Posted by

ESTRELA RIBEIRA

O polémico processo de construção da Barragem da Ribeira das Cortes, na Serra da Estrela, já pode avançar porque obteve o visto necessário do Tribunal de Contas (TC). A informação foi hoje tornada pública pelo presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira (PS).

“Já há visto do TC e estamos cá para cumprir, para concretizar esta obra. Vamos lutar com todas as forças e até ao fim para que este projeto avance”, referiu.

O autarca explicou que já foi dado início ao processo de expropriação de terrenos, mas assumiu preocupação com a posição de resistência que tem sido mantida por um dos proprietários.

“É uma variável que não dominamos. Não sabemos o que ele fará e não sabemos até que ponto ele poderá, ou não, obstaculizar a concretização deste projeto”, disse.

Outra das preocupações do município prende-se com a recente queixa da Quercus, enviada à Comissão Europeia, na qual solicita que se suspenda a atribuição de fundos.

Esta associação ambientalista considera que, a concretizar-se, a barragem será “lesiva por demais dos valores legalmente protegidos”, já que fica implantada em áreas sensíveis de zona classificada como “Sítio de Importância Comunitária” e que integram a Rede Natura 2000.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.