Tecnologia GPS para setor florestal mais sustentável apresentada hoje na Figueira

Posted by

TRIMBLE

A empresa americana Trimble apresenta esta terça-feira, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, soluções tecnológicas para uma gestão da floresta mais sustentável e que poderá levar ao “relançamento do setor florestal”.

A tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global) desenvolvida pela empresa norte-americana Trimble poderá permitir uma “gestão da floresta mais saudável”, numa altura em que “a madeira, em Portugal, não é um recurso sustentável, estando-se a cortar muito mais do que aquilo que se planta”, explicou Pedro Ramos, diretor de projetos da empresa portuguesa ForestFin, que, de momento, preside a Associação Nacional das Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA).

“Esta tecnologia permite aproveitar melhor os recursos e reduzir os custos”, considerou Pedro Ramos, afirmando que o “software” desenvolvido possibilita o acompanhamento, em tempo real, da máquina que corta no terreno, da quantidade que está a ser produzida, da qualidade da madeira cortada e para onde é distribuída.

A abordagem, através de tecnologia GPS, permite interligar “o planeamento, a arborização dos terrenos, a gestão da floresta, o trabalho dos madeireiros e os destinos”, de forma a “aumentar a produtividade”.

Para além da preocupação da rentabilização dos recursos, segundo Pedro Ramos, o sistema facilita “a instalação e a monitorização de armadilhas” para insetos, num momento em que as pragas de insetos aumentam “fruto das alterações climáticas e dos fogos”, possibilitando “minimizar e controlar os seus efeitos”.

O diretor de projetos da ForestFin considerou que este produto poderá “atrair investidores para o setor florestal”, afirmando que tem “esperança” que a tecnologia apresentada “relance o setor, trazendo ganhos para as empresas e garantindo uma visão mais global da gestão da floresta”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.