Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido a agitação marítima

Posted by
Spread the love
DR

DR

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo entre as 18H00 de hoje e as 23H59 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima com ondas que podem chegar aos cinco metros no final do dia de terça-feira.

O aviso amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, céu geralmente muito nublado, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, em especial a partir da tarde, estendendo-se gradualmente às restantes regiões.

Além disso, o IMPA espera queda de neve acima dos 1400 metros, vento fraco a moderado, tornando-se gradualmente moderado a forte no litoral e forte a muito forte, com rajadas da ordem dos 80 km/h, nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima no litoral norte.

Para as regiões a sul, o IPMA prevê céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado, vento em geral fraco, tornando-se moderado nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior.

Nos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos na tarde e vento com rajadas até 60 km/hora.

Para a Madeira, a previsão aponta para céu geralmente pouco nublado, vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se moderado nas terras altas para o final do dia.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 13 graus Celsius, no Porto, Évora e Beja 12, Castelo Branco e Portalegre 9, Guarda 4, Bragança 7, Vila Real e Viseu 8, Faro 14, Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 17 e Funchal 20.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.