Opinião – Metro Mondego e participação cidadã

Posted by
Spread the love

FERREIRA DA SILVA DRFerreira da Silva

A actividade autárquica conduzida pelas forças políticas ( PS e PSD/ CDS) que se vêm revezando no poder nas últimas décadas tem sido opaca e hostil à participação dos cidadãos. Trata-se de uma visão ultrapassada que urge remover para que a cidade e o concelho se desenvolvam.

Sem transparência na gestão autárquica cria-se justificada desconfiança na motivação e seriedade das decisões. Sem democracia participativa afastam-se os cidadãos do processo de decisão e do sucesso das políticas que lhes dizem respeito.

É urgente mudar este estado de coisas.

E a luta pela concretização do Metro Mondego pode constituir um momento crucial para que, designadamente, a Câmara Municipal de Coimbra e o seu Presidente, encarem a participação dos cidadãos de modo completamente diferente.

Como todos sabemos, o processo do Metro Mondego foi conduzido até aqui de forma muito pouco transparente, sem a participação ativa dos cidadãos e, quantas vezes, mesmo contra eles.

O exemplo da desmobilização total da linha foi, seguramente, o ponto alto dessa marginalização dos cidadãos.

Agora que se abre uma nova janela para a concretização do projeto do MM é necessário que os poderes autárquicos contem com os cidadãos e com a sua mobilização.

São importantes, sem dúvida, as negociações institucionais. Mas se não houver uma intensa mobilização cidadã nada se alcançará e o insucesso voltará muito provavelmente a bater-nos à porta, quiçá de forma definitiva.

A colaboração recentemente estabelecida entre o Movimento Cívico Cidadãos Por Coimbra e o Movimento Cívico de Coimbra, Lousã, Góis e Miranda com vista a impulsionar a participação das populações na luta pela concretização do projeto é um exemplo estimulante.

Oxalá que o poder autárquico em Coimbra o compreenda e ajude a impulsionar.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.