Festival Internacional de Teatro volta a animar Tondela

Posted by

finta-2013 DR

O Festival Internacional de Teatro da ACERT (FINTA) volta a animar a cidade de Tondela a partir de quarta-feira, dia em que apresenta a estreia em Portugal de um espetáculo sobre a crise da zona euro.

“Eurozone”, uma produção do grupo Chévere (Galiza), marca o primeiro dia da 19.ª edição do FINTA, que decorre até sábado.

Trata-se de “um panfleto teatral sobre a crise da zona euro”, que mistura “as referências diretas a ‘Cães Danados’ (filme de Quentin Tarantino), com a linguagem da publicidade dos casinos ‘online’, os salões de baile e o jargão económico”, explica uma nota de imprensa.

Este espetáculo é, “antes de mais, uma demonstração do compromisso da companhia por manter ativa a cena cultural galega e um teatro de criação contemporânea, assumindo uma produção ambiciosa num momento de enormes cortes, injustos e generalizados”, acrescenta.

Segundo a ACERT, o FINTA “é, mais uma vez, o resultado das múltiplas parcerias” que vai estabelecendo.

“Este discurso, que muitos dizem gasto, faz cada vez mais sentido num país que está a destruir uma parte considerável do trajeto cultural que construiu nos últimos 40 anos”, considera.

Além do Chévere, passarão por Tondela as companhias “A Barraca” com “O menino de sua avó”, a “Jangada Teatro” com “A Boca do Inferno”, o “Teatrão” com “Viagem a Casa dos Meus Avós”, a “Zunzum” e os seus “Aperitivos Teatrais”, a “D’Orfeu” com o “Reportório Osório” e o “Teatro Novo do Brasil” com “Elas sou eu”.

Haverá ainda conferências, teatro para as escolas, teatro de rua, música, exposições, “workshops” e a estreia de um espetáculo criado em residência no Novo Ciclo ACERT pelo Project Llull.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.