Serviço de Urgências em Coimbra ao fim de semana só nos HUC

Posted by
Spread the love

10 URGENCIAS HUC CJM  (1)

Os serviços de urgência hospitalar em Coimbra passam a realizar-se aos fins de semana somente nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), a partir de dia 16, à semelhança do que já acontece durante o período noturno, foi hoje anunciado.

O Hospital Geral (HG), normalmente chamado hospital dos Covões, continua a receber urgência durante a semana, em período diurno, das 09H00 às 20H00, e receberá também, a partir de dia 16, aos fins de semana, a “Consulta Hospitalar para a doença aguda não urgente”.

Uma “Consulta Hospitalar para a doença aguda não urgente” é uma estrutura funcional, com capacidade de atendimento hospitalar para a doença aguda não urgente, devendo articular-se com os Cuidados de Saúde Primários, com os Serviços Hospitalares e com o Serviço de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Pretende-se alcançar, no futuro, esclarece o CHUC, a referenciação direta, por via eletrónica, entre os diversos níveis de cuidados.

As oito medidas estruturantes para CHUC, anunciadas hoje, preveem igualmente a requalificação e ampliação do Serviço de Medicina Interna B – HG (Covões) – de 38 para 50 camas -, a disponibilidade de este polo em São Martinho do Bispo ser utilizado para ensino universitário, e a abertura, também aqui, em fevereiro de 2014, do centro de ensaios clínicos de fase I.

O CHUC criará também, em dezembro, um Centro de Preservação de Fertilidade, e trabalhará contra a violência e o assédio moral com o Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico (CPTTP), a partir de 25 de novembro.

Em 2014, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra vai também aumentar o número de vagas para as especialidades de Anestesiologia, Imagiologia e Cardiologia.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.