Dia-a-dia com Paulo Tito Morgado

Posted by
Spread the love

01 ALVAIAZERE CJM (28)Antes das oito da manhã já o presidente da Câmara de Alvaiázere está nos armazéns municipais. “Faço isto duas vezes por semana”, admite. Num estilo muito próprio e elegante, Paulo Tito Morgado chega ao volante do seu Audi Q3 e não regateia um passou-bem aos funcionários das oficinas.

A rotina inclui briefings informais com os encarregados do armazém. Paulo Ferreira fica às voltas com a afinação do veículo com valências de varredora e aspiradora. José Maria vai ter de ir a Cabaços ver o que se passa com um muro que abateu, na rua da Liberdade.

A visita matinal ao estaleiro municipal não termina sem uma troca de palavras com Isabel Pimenta. A engenheira florestal está de saída para Anadia, onde vai buscar uns mil carvalhos cerquinhos aos viveiros da Anadiplanta. Paulo Tito explica que a Câmara de Alvaiázere tem um protocolo com a empresa, entregando-lhe bolotas e recebendo árvores, que depois disponibiliza à população para plantio. É uma forma de perpetuar a maior mancha daquela espécie folhosa (a quercus faginea) em toda a Península Ibérica, orgulha-se o autarca.

Nove e picos. Hora de seguir para os Paços do Concelho. Primeira paragem logo à entrada para avisar duas responsáveis da área técnica de uma reunião geral, marcada para essa manhã. Pouco depois, a secretária do presidente, Sandrine, encarrega-se de lembrar o encontro ao resto do pessoal em serviço no edifício.

Paulo Tito sobe ao gabinete, amplo, luminoso e invulgarmente arrumado. Liga o computador e consulta a agenda, no iPad. Dá tempo para o repórter identificar objetos dispersos, como os jornais “O Alvaizarense”, um relógio com a inscrição dos “Cavaleiros da Ordem dos Chícharos” – pois então… – e uma placa com registo do 23.º Passeio Equestre, datado de 2011.

 

Ver versão completa na edição impressa

7 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.