Onze distritos sob aviso laranja do Instituto do Mar e da Atmosfera

Posted by
Spread the love
Rio Mondego

Rio Mondego

Onze distritos estão sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) até às 18H00 de hoje, devido à chuva e ao vento, estando também prevista a ocorrência de trovoadas.

O segundo aviso mais grave numa escala de quatro vigora assim nos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal e Évora.

O aviso laranja, que já tinmha sido emitido à tarde para seis distritos, é acionado devido à chuva e ao vento, prevendo-se a continuação de precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada, de acordo com a informação disponível na página de Internet do instituto.

O restante território de Portugal continental está sob aviso amarelo, menos grave, que representa situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil, por seu lado, emitiu hoje um alerta amarelo para todo o continente devido ao mau tempo e que vigorará até às 20:00 de quinta-feira.

Segundo a informação disponibilizada pelo IPMA, é esperado mau tempo hoje e na quinta-feira, em particular chuva, por vezes intensa, sobretudo nas regiões norte e centro, vento moderado a forte no litoral a norte do cabo de Sines, com rajadas que podem atingir 70 quilómetros por hora, e “fenómenos convectivos mais intensos, dando origem a trovoadas e fenómenos extremos de vento localizados”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.