Caça proibida a partir de terça-feira nas zonas atingidas pelo fogo na serra do Caramulo

Posted by
Spread the love
DR

DR

O Ministério do Ambiente publicou hoje uma portaria que proíbe, a partir de terça-feira, a caça em cinco concelhos da Serra do Caramulo afetados pelos incêndios de agosto.

De acordo com a portaria, os incêndios na Serra do Caramulo, entre 20 de agosto e 02 de setembro, “afetaram severamente vários municípios”, nomeadamente Águeda, no distrito de Aveiro, e Tondela, Oliveira de Frades, Vouzela e Viseu, no distrito de Viseu.

O diploma salienta que estes incêndios tiveram um impacto significativo nas populações das espécies cinegéticas existentes e que o período legal de interdição da caça é insuficiente nas áreas atingidas por estes incêndios para preservar as espécies, pelo que foi decidido prolongar a interdição durante a presente época venatória.

Desta forma, não é permitida a caça de qualquer espécie nos terrenos situados no interior do perímetro percorrido pelos incêndios que atingiram estes concelhos, nem numa faixa de 250 metros ao redor deste perímetro.

Para “minimizar os impactos desta medida sobre as entidades concessionárias de zonas de caça associativas e turísticas dentro da área afetada dos municípios percorridos por tais incêndios da serra do Caramulo”, o diploma isenta-as em 2014 do “pagamento da taxa anual devida por hectare, ou fração, concessionado”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.