200 alemães reunidos em Lisboa para acompanhar resultados das eleições

Posted by
Spread the love

Os cerca de duzentos cidadãos alemães reunidos no instituto Goethe, em Lisboa, para acompanhar as primeiras projeções relativas às eleições na Alemanha revelaram contentamento face à queda do voto nos liberais e surpresa face ao resultado da extrema-direita, perto de entrar no Parlamento.

Reunidos em mesas de esplanada montadas no jardim do instituto, com uma banca da inseparável cerveja e seguindo os resultados num grande ecrã, as reações aos resultados dos dois principais partidos não foram muito efusivas.

Os sinais de contentamento surgiram quando foram conhecidas as projeções para o FDP (liberais) e os assobios de surpresa foram percetíveis quando se soube que o AfD (extrema-direita) se aproxima dos cinco por cento dos votos necessários a entrar no parlamento.

Antes das projeções, uma funcionária da embaixada alemã em Lisboa explicou à Lusa o “pequeno exercício democrático” em curso à entrada, onde estavam a entregar uma folha para que os residentes em Portugal votassem e assim passarem a conhecer melhor a tendência de voto da comunidade.

No final, será feita a contagem dos votos e sorteado um cabaz com produtos alemães e portuugeses.

A comunidade alemã em Portugal ronda os 25 mil cidadãos, na maioria residentes no Sul do país.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.