Pinhais do Zêzere apelam à proteção da floresta

Posted by
Spread the love
DR

DR

Com cerca de 2/3 da mancha florestal do país, os 14 municípios da região do Pinhal Interior Norte estão preocupados com a necessidade de garantir o reforço de meios de prevenção e combate aos fogos florestais. Neste âmbito, a Associação Pinhais do Zêzere vai avançar com um projeto nesta área, que será candidato a fundos comunitários, diz o presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Rui Silva.

O autarca pronuncia-se agora, no rescaldo de um incêndio em Figueiró dos Vinhos, que entre sexta-feira e domingo mobilizou 360 operacionais apoiados por 105 veículos e seis meios aéreos, consumindo pelo menos 300 hectares de floresta, pinheiro, eucalipto e pequenas hortas comunitárias.

A Pinhais do Zêzere (território do Pinhal Interior Norte que integra os concelhos de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Pampilhosa da Serra e Pedrógão Grande) defende uma atuação em rede. “Sozinhos, não teríamos dimensão e esta associação, que é intermunicipal e é também constituída por privados, pode apresentar uma candidatura a fundos comunitários que permita combater algum do desordenamento e falta de limpeza florestal existente, bem como adquirir recursos como máquinas de rasto”, explicou Rui Silva.

A desertificação e o abandono das terras são apontados pelo presidente da autarquia como fatores que potenciam o risco de incêndios.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.