Morcego em vias de extinção localizado na Mata do Buçaco

Posted by

DSC03034 (Cópia)Uma espécie de morcego em vias de extinção, classificada como “criticamente em perigo” pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, foi recentemente localizada na Mata do Buçaco, foi hoje anunciado.

“Foi registada pela primeira vez, na Mata Nacional do Buçaco, o morcego-de-ferradura-mediterrânico (Rhinolophus euryale). Trata-se de um registo muito importante que enfatiza a já sobejamente demonstrada importância conservacionista que a mata tem. Esta descoberta acontece depois de vários anos de monitorização dos morcegos da mata”, explica a direção da Mata do Buçaco, em comunicado.

O Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal “atesta a raridade da espécie, indicando que no território continental deverão ocorrer menos de mil indivíduos. Este morcego é maioritariamente cavernícola, podendo, no entanto, também abrigar-se em edifício. Alimenta-se em áreas de floresta de folhosas e autóctone, motivo que o terá atraído à Mata do Buçaco”, diz a instituição.

O primeiro registo, conta, aconteceu em fevereiro, “quando o biólogo da Universidade de Aveiro André Aguiar gravou os ultrassons desta espécie, no âmbito dos trabalhos do projeto BRIGHT, em curso na mata”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.