Festival Estátuas Vivas em Tomar recria clássicos da literatura portuguesa

Posted by
Spread the love

O IV Festival Estátuas Vivas vai recriar clássicos da literatura portuguesa, numa edição em que são esperadas cerca de 100 mil pessoas, disse hoje à agência Lusa a vereadora da Cultura da Câmara de Tomar, Rosário Simões.

“O tema é sempre a História, desta vez aquela que é contada pelos grandes escritores, desde Camões a Saramago”, explicou, referindo-se a um evento que entre 13 e 15 de setembro vai reunir 44 artistas para recriar 20 “quadros literários famosos”.

O IV Festival Estátuas Vivas, uma parceria entre a Câmara, Instituto Politécnico de Tomar, Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria e Convento de Cristo, tem este ano como novidade a “Cultura de Faca e Garfo”, uma iniciativa que promete trazer referências gastronómicas da literatura portuguesa para a mesa de 23 cafés e restaurantes de Tomar.

A Ilha dos Amores evocada n’”Os Lusíadas”, de Luís de Camões, o Mostrengo idealizado n’”A Mensagem”, de Fernando Pessoa, a “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, o “Sermão de Santo António aos Peixes”, do padre António Vieira, o “Jardim sem limites”, de Lídia Jorge, ou “Memorial do Convento”, de José Saramago, são algumas das recriações em destaque nesta edição.

As ‘estátuas vivas’, espalhadas pelas ruas de Tomar, representarão os seus quadros entre as 17H30 e as 19H30 nos dois últimos dias do festival, e ainda das 22H00 às 24H00 na noite de 14 de setembro.

O público é convidado a votar no seu quadro favorito, com base nos critérios de imobilidade, expressividade e caracterização, com vista à escolha dos três melhores, que serão anunciados na Praça da República, às 20:00, no último dia do evento.

A abertura do Festival Estátuas Vivas 2013 é feita na manhã do dia 13 de setembro pelos Madonnari Street Painting, de Nápoles, Itália, que vão principiar uma pintura 3D no chão, em frente à igreja de São João Baptista.

À noite chegam as ‘estátuas vivas’ à Praça da República, com a reposição de algumas das melhores performances da edição anterior.

No centro histórico da cidade, oito artistas vão dar vida a sete cenas do quotidiano medieval, com a presença de todos os participantes premiados em 2012, e então dispersos por Almourol, Dornes e Tomar.

Nas manhãs de sábado e domingo, o Mouchão será palco para as “Histórias aos Quadradinhos”, com 20 jovens oriundos das escolas tomarenses a inspirarem-se num clássico da literatura universal, “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.