Confederação da Agricultura exige ao Governo celeridade nas indemnizações

Posted by
Spread the love
D.R

D.R

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) exigiu esta segunda-feira ao Governo um “levantamento criterioso dos prejuízos que atingem severamente” os agricultores, produtores florestais e população em geral na sequência dos incêndios e pediu celeridade na atribuição de indemnizações.

Em comunicado, a CNA refere que a ruína da agricultura familiar, a ausência de prevenção e as falhas no ordenamento florestal são as causas apontadas para os incêndios que têm atingido Portugal neste verão.

“É necessário outro governo” capaz de alterar a situação, apela a CNA, exigindo ainda “outras e melhores políticas agroflorestais”.

As indemnizações, diz ainda esta confederação, devem ser pagas com a “maior urgência”.

“Tudo isto são consequências das políticas agrícolas e florestais verdadeiramente pirómanas! A estas, podemos ainda juntar motivações de interesses económicos ilícitos”, sublinha a CNA.

Para esta confederação, “continua-se a gastar no combate quase quatro vezes mais o que não se gasta em prevenção”.

“Agora, às más políticas agroflorestais, o Governo junta as imposições fiscais sobre a lavoura que vão provocar ainda mais abandono da atividade agrícola”.

A CNA recorda também que “as chamas destroem teres e haveres enquanto as populações desesperam. Os bombeiros andam exaustos e, lamentavelmente, alguns perdem a vida. As corporações de bombeiros perdem viaturas, equipamentos e ficam sem recursos financeiros”.

“Por cima, os pilotos dos meios aéreos de combate aos incêndios têm uma ‘vista panorâmica’ do inferno enquanto despejam os baldes e tanques cá para baixo. As televisões mostram, em direto e em diferido, reportagens alucinantes do ‘espetáculo’! Os governantes falam, falam e, para desviar as atenções do essencial, centram-se nas detenções dos suspeitos de fogo posto”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.