Opinião – Qualidade de vida

Posted by
Spread the love

PAULO ALMEIDAPaulo Almeida

A Universidade da Beira Interior andou a medir a qualidade de vida dos municípios portugueses. Os dados utilizados na análise são referentes essencialmente ao ano de 2010, os últimos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística. A partir deles foi calculado um índice de desenvolvimento económico e social que ordenou o seguinte ranking: 1.º Lisboa: 128,635; 2.º Porto: 90,726; 3.º Albufeira: 84,482; 4.º Funchal: 62,224; 5.º Coimbra: 60,844.

Onde queres viver? Parece uma pergunta simples. De acordo com o índice, Lisboa é de longe a melhor cidade. Não será certamente a melhor em todas as variáveis usadas para medir a qualidade de vida, as chamadas condições económicas, sociais e materiais. Normalmente recorre-se a números como os do crime, sendo pior viver em cidades onde os assaltos a casas de habitação sejam mais frequentes. Nunca se esquecem os dias de sol disponíveis durante o ano, pois quantos mais, melhor. A saúde é essencial, tal como a educação, transportes e vias de acesso. Coimbra é uma cidade tolerante, mas podia ser mais amiga de quem a visita de carro ou comboio. Sonhar com um aeroporto (internacional) parece ser ainda mais impossível do que com o Metro Mondego.

Coimbra pode, no entanto, compensar com uma vida desportiva e cultural intensa e diversificada, com ruas cheias de animação. Para além da ímpar semana académica que marca esta cidade, surgiu na semana passada mais uma operação de cidade aberta a todos, em festa. O sucesso do Festival de Verão de Coimbra, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Turismo, foi um enorme sucesso e fez-nos festejar o nosso feriado como nunca antes o tínhamos feito.

Se tivermos à frente dos destinos de Coimbra pessoas com carisma, capazes de tomar decisões difíceis que favorecem a cidade e quem nela vive para além da próxima eleição, Coimbra subirá até ao 1º lugar no índice de desenvolvimento económico e social. Reforçar as nossas forças e apostar nas variáveis onde podemos fazer a diferença, com uma cidade disponível 7 dias por semana, é convidar a viver em Coimbra. Viva Coimbra!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.