Ministro diz que serão 9.000 os alunos do 4.º ano na segunda fase

Posted by
Spread the love

Nuno Crato

O ministro da Educação, Nuno Crato, esclareceu hoje que serão 9.000 alunos do 4.º ano a realizar esta semana as provas finais, num total de 12.000 inscrições para as disciplinas de Matemática e de Português.

Alguns alunos farão apenas a prova de Português, outros a de Matemática e outros irão fazer as duas provas, explicou Nuno Crato em declarações aos jornalistas, antes de entrar para uma reunião do Conselho das Escolas, em Caparide.

Cerca de 106.000 alunos realizaram as provas na primeira fase, tendo pela primeira vez decorrido um prolongamento do ano letivo para os alunos com mais dificuldades poderem recuperar e transitar para o 5.º ano.

Ainda que sejam essencialmente direcionadas para os alunos que não obtiveram aproveitamento ou tenham reprovado na 1.ª fase, aqueles que por motivos excecionais não puderam comparecer às provas de primeira fase podem agora fazê-las esta semana.

“Caso tenham nota positiva, serão aprovados nas disciplinas em causa e poderão progredir para o 2.º ciclo. Como tem sido política deste ministério, pretende-se assim que os alunos passem, mas que passem tendo adquirido os conhecimentos e capacidades do nível de ensino em causa”, refere o Ministério da Educação e Ciência (MEC), em comunicado.

Na 1.ª fase, a nota média nacional das provas finais do 4.º ano a Português foi negativa, próxima dos 49%, enquanto a Matemática se situa nos 57%, segundo os resultados divulgados pelo Ministério da Educação.

A percentagem de alunos que obteve classificação de nível 3, 4 e 5 foi de, aproximadamente, 53% por cento na disciplina de Português, sendo de 64% na de Matemática.

Os resultados das provas de Português do primeiro ciclo revelaram que 65 crianças obtiveram uma classificação de zero por cento e que o mesmo aconteceu a 31 alunos no exame de Matemática.

No extremo oposto à nota zero, houve dois alunos que conseguiram a nota máxima a Português – a classificação de 100% – e 222 que conseguiram o mesmo feito em Matemática.

As provas de Português e Matemática decorreram no início de maio, em 1.152 escolas do território continental e regiões autónomas, e foram realizadas, no caso da disciplina de Português, por 106.528 alunos, e no caso da Matemática, por 106.419 alunos.

Quando foram conhecidos os resultados, o ministro da Educação considerou-os insatisfatórios e reveladores do muito trabalho que há a fazer com os alunos.

“As provas, de Português e Matemática, dão-nos a indicação de que haverá um grupo muito pequeno de alunos que necessitarão de uma época especial que está prevista para reforço da aprendizagem”, disse, na altura, o ministro.

No entanto, o grupo de alunos que precisa de época especial ultrapassa os 11% do total de alunos do 1.º ciclo.

No comunicado, o MEC deixa ainda um agradecimento aos professores que, para darem um apoio extraordinário aos alunos com mais dificuldades, prolongaram, também eles, o seu ano letivo.

A prova final de ciclo de Português da 2.ª fase realiza-se na terça-feira, dia 09 de julho, e a de Matemática na sexta-feira, dia 12 de julho.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.