Hortinhas solidárias de Tondela promovem agricultura e ajudam instituições

Posted by
Spread the love

E28356746893950E12DE0F0192899_h286_w430_m2_q80_cgCQWEVWwTerrenos que se encontravam desocupados na cidade de Tondela estão a ser usados para promover a agricultura, ganhando nova vida graças a um projeto que dá formação nesta área a pessoas desempregadas ou com uma situação profissional instável.

O projeto “Hortinhas solidárias” resulta de uma parceria entre a Câmara de Tondela, o Instituto de Emprego e a Formação Profissional (IEFP) e a Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.

Dois meses depois do arranque, será cumprido um dos objetivos do projeto: instituições de solidariedade social e famílias carenciadas vão receber couves, o primeiro produto resultante do trabalho de 20 formandos.

“Quisemos juntar no mesmo projeto a formação no setor agrícola, o ganho de competências dos formandos e também ajudar quem mais precisa no nosso concelho”, justificou à agência Lusa a vereadora da Câmara de Tondela Carla Pires.

O projeto resultou da constatação de que havia pessoas que gostariam de se dedicar à agricultura, mas “a sua formação de base não é ligada ao setor agrícola”. Outras até já tinham uma vivência neste setor, mas com o projeto vão “valorizar os seus conhecimentos de modo a tornar a sua produção mais rentável”, no que diz respeito ao tipo de plantas, à maneira como se dispõem e como é feita a rega, exemplificou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.