Câmara de Leiria poupa três milhões na recolha do lixo e limpeza urbana

Posted by
DR

DR

A Câmara de Leiria vai poupar mais de três milhões de euros nos próximos cinco anos na recolha de resíduos e nos serviços de limpeza urbana, disse fonte da autarquia.

O acordo assinado entre o município e a Suma – Serviços Urbanos e Meio Ambiente prevê a prestação de trabalhos de limpeza numa área acrescida de 134 mil quilómetros quadrados em relação ao contrato anterior.

O novo acordo inclui a colocação de contentores do lixo a uma distância inferior a 100 metros (zona urbana) ou 200 metros (zona rural) do limite do prédio, a limpeza e higienização mensal dos contentores à superfície e semestral dos contentores enterrados, e a recolha seletiva porta a porta de resíduos verdes duas vezes por semana, pode ler-se no comunicado divulgado hoje à tarde pela autarquia.

A Suma responsabiliza-se também pela recolha de monstros ‘porta a porta’ uma vez por semana e dos contentores onde são depositados quando estiverem cheios, pela recolha seletiva dos óleos alimentares usados, através da instalação de pontos de recolha (oleões), mas também pela recolha seletiva de resíduos de construção e demolição.

“A ampliação da área de limpeza pública e das margens e taludes do rio Lis dentro do troço urbano de Leiria também fazem parte dos novos serviços prestados pela Suma, assim como a limpeza diária das ruas, do areal, passadiços e acessos na Praia do Pedrógão, durante a época balnear, e do local onde se realiza a feira aos domingos”.

No âmbito deste acordo, a Suma compromete-se ainda a lavar as ruas do centro histórico de Leiria e das pontes sobre o rio Lis, a efetuar a eliminação de ervas das zonas pedonais, através de monda química e desmatação, bem como a assegurar a limpeza e manutenção de dispensadores caninos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.