Rui Antunes, professor adjunto da Escola Superior de Educação de Coimbra, foi ontem reeleito presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e conduzirá a instituição durante os próximos quatro anos.
Candidato único ao cargo, Rui Antunes recebeu 26 votos a favor e dois em branco, por parte dos membros do colégio eleitoral – o Conselho Geral do IPC.
Em comunicado, o IPC diz que o “desenvolvimento da investigação aplicada e a promoção de projetos de transferência de conhecimento e tecnologia são algumas das suas prioridades.
A criação de redes e de parcerias com instituições da comunidade, nomeadamente empresas e outras instituições de ensino superior; recrutamento de estudantes internacionais e a captação de novos públicos, e sustentabilidade e modernização da gestão e da governação do instituto são outras prioridades elencadas por Rui Antunes para o período 2013-2017, correspondente ao mandato que agora se inicia.
“Além de ter exercido o cargo de presidente do IPC de 2009 a 2013, Rui Antunes, em termos institucionais, foi já vice-presidente e membro da Assembleia Estatutária do Conselho de Gestão e do Conselho Geral do IPC, presidente da Assembleia de Aprovação dos Estatutos, presidente do Conselho Diretivo e membro da Assembleia de Representantes e da Assembleia Estatutária da Escola Superior de Educação de Coimbra”.
Com 53 anos, Rui Antunes é natural de Lubango, em Angola, e é licenciado em Psicologia, mestre em Psicologia Pedagógica e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Coimbra.