Penela acolhe congresso mundial de territórios de baixa densidade populacional

Spread the love

camara penela

O município de Penela recebe em finais de junho o primeiro Congresso Mundial dos Smart Rural, um projeto que estimula, em rede, a inovação e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade populacional, informou esta quinta-feira a autarquia.

O evento realiza-se nos dias 27 e 28 de junho e conta com a presença de cerca de duas dezenas de palestrantes, a maioria provenientes de países estrangeiros, estando limitado a 200 participantes.

“Trata-se de um congresso dedicado ao desenvolvimento rural em territórios de baixa densidade populacional, como Penela, que desenvolve um projeto de ‘Smart Rural Living Lab’”, disse à agência Lusa o vice-presidente da autarquia, Luís Matias.

A rede “SmartRural Living Lab” promove a inovação e o desenvolvimento de investigação em novas tecnologias, metodologias e aplicações, de modo a obter uma integração dos territórios menos populosos num mundo global competitivo, permitindo o aparecimento de novos serviços/produtos e oportunidades de negócio e promover a participação dos cidadãos.

Segundo Luís Matias, 70% do território europeu é constituído por territórios de baixa densidade populacional, onde habitam cerca de 25% da população.

 

Texto Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.