Nuno Abranches Pinto é o candidato PSD/CDS à Câmara de Tábua

Posted by

NUNO PINTO

O advogado Nuno Abranches Pinto, de 37 anos, vai candidatar-se à Câmara Municipal de Tábua numa coligação do PSD com o CDS, disse o próprio à agência Lusa.

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde também concluiu um mestrado em Ciências Jurídico-Laborais, Nuno Abranches Pinto já tinha sido escolhido para protagonizar a candidatura do PSD, como independente, mas posteriores negociações entre os dois partidos permitiram um acordo de coligação.

Enquanto candidato do PSD, o advogado concebeu algumas das linhas programáticas do projeto, mas agora, em coligação, as duas forças políticas vão trabalhar num programa eleitoral “que será verdadeiramente diferente”, disse.

“Haverá uma mudança de programa, em termos da estratégia e das políticas”, adiantou.

A coligação liderada por Nuno Abranches Pinto é “centrada exclusivamente na realidade de Tábua e, por isso mesmo, alheia a lógicas de estratégia partidária ou distribuição de lugares”.

Especialista na área do Direito do Trabalho, o advogado é também docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.

Nuno Abranches Pinto exerce a advocacia desde 2001, em Coimbra, integrado no escritório de Alfredo Castanheira Neves, que já expressou apoio público à sua candidatura à Câmara de Tábua nas próximas eleições autárquicas.

O município de Tábua foi liderado durante cerca de 18 anos por Ivo Portela, do PS, que chegou também a ser eleito uma vez pelo PSD.

Em 2009, Portela foi reeleito para um quinto mandato, em listas do PS, tendo derrotado o advogado Jorge Veigas, que encabeçava uma coligação PSD/CDS-PP.

Há quatro anos, Ivo Portela integrou na sua lista um “número dois” da área social-democrata, Mário Loureiro, que tinha sido candidato do PSD derrotado, em 2005, e que veste desta vez a camisola do PS.

“Encaro esta realidade eleitoral como um desafio para a minha candidatura”, disse à Lusa Nuno Abranches Pinto, defendendo a necessidade de “dignificar a vida partidária a nível local”.

Admitindo que “o atual momento nacional condiciona” a gestão das autarquias, “devido à escassez de recursos”, o candidato quer promover “um desenvolvimento económico que deixe o concelho apetrechado” numa perspetiva “de médio a longo prazo”.

No mandato que termina este ano, Ivo Portela renunciou à liderança do executivo a favor de Mário Loureiro, que desta vez vai protagonizar a candidatura do PS.

No sábado, às 21:00, a coligação PSD/CDS promove um jantar de apresentação da candidatura conjunta, no Hotel Turismo de Tábua.

Na sua atual composição, a Câmara de Tábua integra quatro eleitos do PS e três da coligação PSD/CDS.

O funcionário público José Manuel Oliveira, de 49 anos, vai ser o candidato da CDU nas próximas autárquicas.

Em 2009, o concelho de Tábua tinha uma população de 12.307 habitantes, 10.827 eleitores e 518 licenciados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.